terça-feira, 16 de abril de 2013

EDUCAR E CUIDAR


Educar e cuidar caminham juntos na Educação Infantil


Não entendo porque algumas pessoas insistem em separar o cuidado da educação, pois são indissociáveis, não tem como separa-las.
Poderia uma criança passar 4 horas na instituição educacional sem passar pela experiência de ir ao banheiro, se alimentar, higienizar se sem aprendizado, primeiro tem q haver o aprendizado pra que ela possa de forma autônoma executar tais tarefas.

 Fernanda S. • Entendo que na Educação Infantil o aprendizado ocorre a todo momento, pois durante a alimentação, utilização de banheiro, exploração de materiais, entrada, saída etc. é onde ocorre a interação e por consequência o aprendizado. As principais capacidades do indivíduo são desenvolvidas ainda nesta idade, portanto, a forma como esses momentos são conduzidos é que faz toda a diferença. A criança necessita de cuidados, pois há coisa que ainda não pode realizar sozinha, porém em contrapartida há outras onde ela já desenvolverá a autonomia, mas vai depender do estímulo que ela receber.

Dinorah P. • Perfeito Fernanda! Por isso, ano que vem, os encontros pedagógicos da creche em que trabalho serão planejados a partir dos RCNEI. Não conheço publicação mais completa, clara e objetiva sobre o tema. O volume 1 aborda as questões conceituais: o que é autonomia, independência, oposição, etc.. Quando o professor interioriza esses conceitos passa a praticar o binomio educar-cuidar.

Iola B. • bom dia! educar é cuidar... em todas as vertentes, pois o desenvolvimento da criança também ocorre a nivel global, acredito que seja muito dificil e pouco enriquecedor se o educador separar as coisas. cuidamos e educamos em simultaneo, os momentos do cuidar acabam por ser os mais ricos em afetos e educar carece de afetividade.


Dinorah P. • Certo Lola, entendo que esta seja a proposta do debate: indicar caminhos para que ocorram simultaneamente. Pois, infelizmente, muitos educadores da primeira infância ainda separam os dois e, sem perceberem a afetividade no sentido de como afetamos o outro, o cuidar acaba preterido.
Ana C. • Educar e cuidar andam juntas. Se o educador não entender por este lado, estará perdido na sua função. A partir do momento que estou preocupada em formar meu aluno como cidadão, quero cuidar para que essa formação seja feita de uma forma consciente e prazerosa. Cuidar e educar caminham juntos. Quando eu educo meus alunos, cuido dos mesmos.
Fernanda S. • Infelizmente alguns educadores tendem a escolarizar a Educação Infantil o que ao meu ver é triste. Esta faixa etária tem especificidades que com certeza não são de preencher apostilas... Devemos olhar com amor para estes grandes pequeninos que passam parte de seu dia longe da família e precisam de nossos cuidados e estímulos para desenvolver. Dinorah, acredito que os RCNEI's são muito ricos e devem ser usados para nortear o trabalho com a Educação Infantil, e para acrescentar as publicações recentes, como revistas educacionais, entrevistas e experiências de sucesso. Boas reflexões ao seu grupo. Ah, não se esqueçam de estudar também o Currículo da Instituição. Abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário